All for Joomla All for Webmasters

A RIALMA INVESTE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Pensando sempre no desenvolvimento sustentável do país, a RIALMA tem um compromisso permanente com a preservação do meio ambiente. Todas as empresas do Grupo executam programas e práticas que evidenciam a sua responsabilidade para com o meio ambiente.

Aliado a isto, todos os investimentos em geração de energia da RIALMA  são em fontes limpas e renováveis (PCHs e Eólicas), isto é fontes que se regeneram naturalmente.

As principais fontes de energia existentes atualmente são os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural). Mas além de serem considerados não-renováveis (energia suja), são os principais responsáveis pelo efeito estufa e sua energia chega a ser vendida 10 vezes mais cara que a energia das fontes limpas.

Em alternativa ao rápido crescimento do consumo energético no país, a energia limpa e renovável é um agente propulsor do desenvolvimento sustentável. Com baixo impacto ambiental, as energias renováveis são geralmente consumidas no local onde são geradas. Desta forma, é possível diminuir a dependência dos fornecimentos externos com criação de empregos em zonas mais deficitárias. A Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Caiapó, de 30 megawatts, em Ivolândia em Goiás, é um exemplo disso. Ao longo de sua construção, criou mais de dois mil postos de trabalho e impulsionou a economia do Município devido a arrecadação de ICMS.

 

Apesar de todos os benefícios da geração de energia limpa, a gestão de sustentabilidade da RIALMA se baseia em uma sólida política de responsabilidade ambiental, que ocorre desde os estudos preliminares de viabilidade do empreendimento, passando pelo atendimento das normas legais de licenciamento ambiental e se estendendo durante todo o período de concessão do mesmo na implementação dos programas ambientais.

 

No caso das PCHs, os programas ambientais fazem parte do Projeto Básico Ambiental (PBA) e tem como objetivo mitigar, compensar os impactos e potencializar os benefícios decorrentes do empreendimento. Os principais programas desenvolvidos pela Rialma foram: Programa de Monitoramento da Ictiofauna; programa de monitoramento de limnologia e qualidade da água; Programa de Desmatamento; Programa de Salvamento da Flora; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre; Programa de Monitoramento de

Processos Erosivos; Programa de Monitoramento do Trecho de Vazão reduzida, programa de recomposição da área de preservação permanente (APP) do entorno do reservatório; programa de Educação Ambiental; programa de comunicação social; programa de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos; Programa de Apoio Institucional em Saúde e Educação aos Municípios Afetados; Programa de Valorização do Patrimônio Cultural; Programa de Apoio à Criação do Comitê de Bacia; Programa de Gerenciamento Ambiental; Programa de Monitoramento de Insetos Vetores de Zoonoses; Programa de Contingência e Emergência.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes